O Ensino de Ciências e Matemática: concepções e práticas

O Ensino de Ciências e Matemática: concepções e práticas

R$ 62,00
Modelo: Ensino_C_e_M
Disponibilidade: Em Estoque

O aprendizado em Ciências e Matemática possibilita ao educando ampliar as possibilidades presentes de participação social, bem como viabilizar sua capacidade plena de participação no futuro, podendo refletir sobre os processos envolvidos na criação, produção e distribuição dos produtos científicos e tecnológicos. Porém, a compreensão dos conceitos básicos de Ciências e Matemática, e a consciência das possíveis consequências que tal conhecimento produz, requerem a formação de um profissional qualificado e comprometido com o processo educacional. Por essa razão, apresentar O Ensino de Ciências e Matemática: concepções e práticas, obra coletiva de atores envolvidos no processo de formação continuada de professores é, para mim, um momento de satisfação profissional. 
No contexto das pesquisas em Educação em Ciências e Matemática no Brasil, a formação de professores tem sido uma questão pertinente à preocupação dos pesquisadores. Logo, a formação desse profissional requer um olhar atento para a Educação Básica, já que sua finalidade se centra na instrumentalização do professor para organizar o ensino e, por conseguinte, ampliar as possibilidades de interpretação do mundo, a construção de valores e o exercício da cidadania. 
Dentre os problemas que contribuem para a questão da qualidade do ensino de Ciências e Matemática em nosso país, a formação de professores tem lugar relevante no processo de construção de condições apropriadas para a educação científica contemporânea. Para isso, os professores precisam ter a oportunidade de relacionar, ou melhor, conciliar a teoria e a prática para realizar um acompanhamento constante de seu trabalho em sala de aula, com metodologias que aproximem alunos, conteúdos conceituais da área e aspectos do cotidiano. Nesta perspectiva, cumpre destacar que a presente obra desperta novas reflexões e práticas, tanto para o ensino de Ciências como para o ensino de Matemática, que além dos resultados significativos e promissores, também sinalizam a necessidade de novos estudos devido à complexidade do processo de ensino e aprendizagem. 


André Luis de Oliveira
Professor Adjunto – Universidade Estadual de Maringá.

Autor
Autor 1 Vilmar Malacarne
Autor 2 Dulce Maria Strider
Especificações
Ano 2017
Editora Trajetos Editorial
Páginas 512

Fazer um comentário

Seu Nome:
Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.
Avaliação: Ruim Bom
Digite o código da imagem:

Continuar